À sua chegada, o estadista italiano foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, pelo governador da província de Luanda, Luther Rescova, funcionários do governo e principais assessores presidenciais.
O Presidente Sergio Mattarella, acompanhado de uma delegação multisectorial, realizará uma reunião privada na manhã desta quarta-feira com o seu homólogo angolano, João Lourenço, após o que deverá falar com os jornalistas e depois assistir a um almoço de cortesia.
De acordo com uma nota do Gabinete de Imprensa do presidente angolano, durante o almoço os dois estadistas farão discursos com foco nas relações bilaterais.
A agenda do Chefe de Estado italiano também inclui, para quarta-feira, visitas ao Hospital Divina Providência, Museu Nacional de História Militar e concluirá com uma reunião em Luanda com a comunidade italiana residente em Angola.
Na quinta-feira, último dia da visita oficial, Sergio Mattarella participará numa sessão solene especial da Assembleia Nacional (Parlamento Angolano), na qual fará um discurso.
A Itália foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola (11 de novembro de 1975) em 18 de fevereiro de 1976 e em 04 de julho do mesmo ano os dois países iniciaram relações de diplomacia, amizade e cooperação.
Recentemente, Angola e Itália assinaram dois memorandos de entendimento sobre cooperação econômica e financeira, bem como assinaram uma ferramenta jurídica sobre consultas políticas entre os Ministérios de Relações Exteriores dos dois países.